História 

Ao longo da década de 1950, as empresas de calçados e moda, principalmente na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, buscaram algumas alternativas em relação aos modelos utilizados e sua propagação em relação às tendências da época. 

Nos meados da década, empresas de vestuários passaram a se preocupar cada vez mais com o conforto de seus consumidores. Para o setor de calçados não foi diferente. Em uma época em que os calçados mais comuns eram botas e outros sapatos sociais que não buscavam conforto nem casualidade. Com a propagação das botas Desert, uma alternativa havia sido lançada na década seguinte, prezando o conforto dos usuários: o modelo Wallabee ou Canadian Cacareco.

Inicialmente produzido na Alemanha, passou a ser feito na Inglaterra e depois em vários países do Hemisfério Norte. Acompanhando a moda principalmente entre os mais jovens, que trocaram os calçados sociais e botas, pela opção mais confortável para o dia a dia.

Evolução 

Pouco antes de surgirem os movimentos da contracultura na década de 1960, que mudou além de comportamentos políticos e sociais, algumas revoluções na cultura e consequentemente na moda também fizeram parte da década.

O visual mais “desleixado” que à época ainda não era visto nem como casual, foi uma das grandes mudanças no mundo da moda que ocorreram na década. Com isso, o Wallabee impulsionou seu uso por diferentes lugares, fazendo parte do estilo de jovens e adultos. Mas principalmente nas universidades, independente da classe social. 

Na década de 1970, o estilo preppy, que seria um meio termo entre o social e o casual, já estava em tendência e com isso os Wallabees, que já havia se estabelecido como um item para ocasiões cotidianas e até de trabalho, entre outras. 

Ao longo das décadas de 1980 e 1990 o modelo perdeu um pouco de espaço principalmente por conta das mudanças de modas, em especial com o glam e o apogeu dos sneakers. Porém, com o início da década de 2020, os modelos cacarecos voltaram ao guarda roupa masculino e feminino, sendo uma alternativa mais retrô nas combinações.

Como usar

Por entregar um visual um pouco mais “hippie” ao visual preppy, é ideal utilizar com calças em que a barra da calça pare um pouco antes de iniciar o calçado. Assim, além de dar mais destaque aos pés, quebra um pouco da formalidade do estilo. 

Apesar de geralmente ser feito em tecido, a Sandro Moscoloni possui um modelo feito também em couro, o que é uma excelente combinação para sair do mesmo, além de ser mais bonito e lustroso. 

Canadian Cacareco Marrom Claro

Por se tratar de um calçado para conforto, utilize roupas aconchegantes, como coletes, blazers, paletós feitos de malha, ou arrisque também com jeans, camisetas polo e outras opções um pouco mais ousadas.

Canadian Cacareco Azul Marinho


Fique atento quanto ao tamanho do Wallabee, se aproxima mais da bota ou do sapato comum. Independente disso, arrisque suas composições saindo do estilo worker clássico, levando em conta primeiro o conforto.

Canadian Cacareco Cinza

Gostou ? Fique ligado nos conteúdos do blog Sandro Moscoloni e siga nossas redes sociais!