Não é de agora que falamos sobre calçados masculinos, afinal, são ricos em detalhes e características que assumem todo estilo do calçado, bem como definem quais são as melhores formas de combiná-los.
Hoje iremos tratar sobre os brogues, detalhes presentes em inúmeros modelos de calçados masculinos. Entender como surgiram, os diferentes tipos de brogue e qual a melhor forma de utilizá-los em suas composições.
O termo “broguin” diz respeito à ornamentação de sapatos através de perfurações e recortes ao longo do corpo do calçado. Veja abaixo o que o blog Sandro Moscoloni preparou para mais informações sobre Brogues.
História do Brogue
Apesar de atualmente quase todos os sapatos com brogues serem feitos unicamente para padrões estéticos, nem sempre foi assim.
Acredita-se que os brogues surgiram na Escócia e Irlanda como uma alternativa para os trabalhadores, em especial os do campo, que pisavam em lamas, poças e charcos, molhando completamente seus pés. Sendo assim, os furos tinham a função de drenar a água e outros líquidos que entravam no calçado, fazendo com que o mesmo secasse mais rápido.
Apesar do termo bróg significar sapato em gaélico, no começo do século XX, foi utilizado pela primeira vez para designar esses furos presentes no corpo dos calçados que, com o passar do tempo deixaram de terem seus valores utilitários e passaram a assumir função de ornamento ao sapato.
Tipos de Brogue
Antes de falar dos tipos de brogue, é preciso salientar que existem diversos tipos de brogue, assim como as disposições dos furos, podendo estar presentes em sapatos, tênis e até botas.
Importante também: quanto maior a quantidade de furos no calçado, menos formal ele é, sendo assim se procura por uma composição mais formal, utilize algum modelo com a menor quantidade de brogue possível.
Veja os principais tipos de brogue e suas características:
¼ Brogue
Esse modelo tem por principal característica, apresentar o brogue no primeiro quarto do calçado, próximo à biqueira do mesmo. Geralmente em formato oval, seguindo o corte do calçado.
Daí o nome one quarter, são modelos com muito estilo, afinal o brogue serve apenas como um detalhe a mais no calçado, sendo uma ótima opção para composições sociais e formais, sem perder a elegância e com um senso de moda bem refinado. Clique aqui e garanta já o seu.
Semi-brogues ou Half Brogue
Como o nome já diz, são calçados com brogue que ocupam até quase metade do cabedal, ou seja, a parte superior do corpo do calçado.
Assim como o modelo anterior, são mais refinados por possuírem menos perfurações, porém um pouco menos recomendado para ocasiões mais formais, diferente do primeiro caso.
A aposta aqui se faz na composição do desenho em que os brogues podem formar, sendo peças bem estilosas e com uma beleza inigualável. Veja mais aqui
Wingtips ou Full Brogue
Tipo de brogue em que a parte de cima do calçado possui perfurações no couro que imita o desenho de asas de águia. Possuem uma beleza única, além disso, a extensão das asas pode seguir por toda a lateral do calçado até se aproximar do calcanhar, sendo assim um longwing ou fullwing brogue.
Apesar da beleza e do desenho que se forma ao longo do corpo do sapato, não é recomendado para situações muito formais, em que o traje deve ser o mais social possível. Compre já o seu.
Spectator Brogue
Esse tipo, o desenho do brogue pode ser bem variado, a diferença se faz na composição em mais de uma cor do calçado, geralmente em preto e branco.
São clássicos em danças de salão e sapateado, sendo uma ótima opção para quem quer fazer um outfit descolado e cheio de personalidade. Conheça mais modelos.
Como usar brogue
A Sandro Moscoloni te ajuda a compor os melhores estilos para qualquer ocasião:
Para composições sociais muito formais, utilize sapatos com ¼ Brogue ou no máximo um Half Brogue. Cuidado com as cores e o tipo do sapato, podendo ser Oxford ou Derby. Em alguns casos é possível até de se utilizar uma Dress Boot, uma Chukka ou uma bota Chelsea. Apenas tome cuidado para não tirar o foco do calçado.
Se for uma composição social mas não tanto formal, aposte no wingtip sem medo! Fica uma excelente escolha juntamente com jeans ou outras peças que não ofuscam tanto o calçado, mas que também não perdem seu brilho na composição.
Em looks casuais, fique a vontade para utilizar o tipo de brogue que bem desejar, apenas atente-se ao tipo de ocasião, para não acabar escolhendo um calçado muito sofisticado em lugares mais casuais.
Agora que você já sabe quase tudo sobre brogues, não perca tempo e garanta já o seu na Sandro Moscoloni. Temos uma série de sapatos com este detalhe único e arrojado.
Sabe como montar sua composição ideal com brogue ? Mostre pra gente, publique uma foto em seu Instagram com a #sandrolovers e marque nosso perfil!
Até o próximo blog.