Você valoriza as mulheres que fazem parte de sua vida? Para que você seja realmente considerado um cara bacana e antenado, é interessante saber tudo sobre o Dia Internacional da Mulher e entender que igualdade e respeito são direitos urgentes e inegociáveis para essas grandes companheiras de nossas vidas.

O Dia da Mulher é uma homenagem para todas as mulheres do planeta, mas, além disso, é uma data emblemática de luta e conscientização sobre o importante papel da mulher na sociedade.

Este dia deve ser usado para enaltecer a força de todas as mulheres, especialmente daquelas que fazem sentido e diferença em nossa história, como as mães, irmãs, vovós, namoradas ou esposas, colegas de trabalho, professoras, entre tantas outras que conhecemos ao longo da vida.

História do Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

No dia 8 de março de 1857, mulheres trabalhadoras de uma indústria têxtil em Nova York, nos EUA, foram assassinadas por policiais a mando de seus próprios patrões, proprietários da fábrica.

Elas lutavam por melhores condições de trabalho, como diminuição da jornada exaustiva de 14 horas por dia, assim como por salários mais decentes. Elas também queriam direito à licença-maternidade. Ao todo, 129 operárias morreram queimadas neste massacre cruel e absolutamente desumano.

A luta já era uma consequência de um novo posicionamento que as mulheres vinham adotando, progressivamente, desde o século 15, período no qual elas estavam resistindo às ordens da Igreja e, principalmente, à Inquisição, que condenava as mulheres consideradas “bruxas” a morrerem em fogueiras.

As lutas femininas isoladas foram se repetindo até o século 17, principalmente na busca por direitos iguais e acesso à educação. Em seguida, no século 19, as mulheres estavam mais organizadas e passaram a lutar por direitos iguais e condições menos degradantes de trabalho, além do direito ao voto.

Neste contexto, no século seguinte, depois do massacre em Nova York, a data 8 de março foi instituída como Dia Internacional da Mulher. A data foi criada no 2º Congresso Internacional de Mulheres, que aconteceu em 1910, em Copenhague, na Dinamarca.

Por isso, 8 de março se tornou o Dia Internacional da Mulher, sendo comemorado desde 1911 até hoje. Mas as lutas femininas não pararam de acontecer.

O feminismo radical foi um posicionamento criado por Simone de Beauvoir, com o lançamento do livro “O Segundo Sexo”, em 1949. Para ela, a mulher não teve direito a uma existência autônoma e, por isso, a independência era o objetivo final.

Em seguida, na década de 1960, houve uma enorme revolução cultural envolvendo minorias e a expansão do movimento feminista, no qual as mulheres assumiram a postura de donas do próprio corpo, momento que coincidiu com a descoberta da pílula anticoncepcional.

A ONU declarou em 1975 o Ano Internacional da Mulher, lançando um movimento global para acabar com a discriminação contra as mulheres. No Brasil, um dos momentos mais importantes para o movimento feminista foi com a criação da Lei Maria da Penha, feita em 2006.

A Lei 11.340/2006 é um mecanismo revolucionário para a nossa sociedade, estabelecendo tipificação e punição para crimes de violência contra a mulher nas seguintes ordens:

  • Agressão física;
  • Abuso psicológico;
  • Abuso sexual;
  • Violência moral;
  • Abuso patrimonial.

Agora, você sabe tudo sobre o Dia Internacional da Mulher e sobre a importância do movimento feminista no Mundo e no Brasil! Ou seja, bora lá sermos caras mais legais.