O primeiro modelo de Loafer foi criado na década de 1930 pela família Spaulding, inspirados pelos calçados usados por fazendeiros noruegueses. Alguns anos depois, George Bass, empresário norte-americano do ramo de calçados, criou um novo modelo de loafer muito influenciado pelo modelo anterior dos Spaulding, mas com um detalhe retangular em couro na parte superior do cabedal com um corte em seu centro. Poucas décadas depois, nos anos 1960, os loafers foram popularizados por universitários, e depois disso a popularidade do modelo passou a crescer cada vez mais em todo o mundo.

Usado por artistas notórios dos Estados Unidos, como Elvis Presley e Michael Jackson, a popularização dos Loafers não parou de crescer desde os anos 70. Desde então, diferentes modelos foram criados, alguns mais clássicos, como o Penny Loafer, justamente o modelo com a faixa de couro na cabedal, e alguns outros mais próximos ao modelo de mocassim, com a parte superior do sapato lisa e sem a faixa de couro no cabedal. Alguns modelos de loafer possuem pequenas modificações que dão ao calçado um pouco mais de charme e sofisticação, como os modelos Horsebit Loafer, que contam com um detalhe de aço no cabedal do calçado.

Carregando muita tradição na história da moda masculina, os Loafers continuam fazendo muito sucesso na moda atual, hoje ganhando espaço entre homens e mulheres de todas as idades, e com modelos mais modernos, com salto e detalhes em aço. Originalmente, o Loafer foi criado como um sapato casual, mas com o passar dos anos e das reinvenções que o modelo obteve, passou a ser utilizado e aceito em situações formais. Hoje, o Loafer é um modelo extremamente versátil, que pode ser utilizado tanto em ocasiões formais quanto em situações casuais do cotidiano, e é essa versatilidade que faz do Loafer um sapato extremamente necessário no guarda-roupa de qualquer pessoa.

No vestuário, o Loafer pode ser combinado de inúmeras maneiras. O estilo “social”, muito utilizado em escritórios e locais de trabalho, é um grande exemplo de utilização do Loafer, que nesse contexto pode ser combinado com ternos, calças de alfaiataria ou linho, camisas sociais ou polo e blazers, compondo um visual muito alinhado. Já em situações cotidianas, o Loafer pode ser utilizado com calças jeans de corte reto e não tão largas, calças chino ou até mesmo bermudas, juntamente com camisetas mais simples, jaquetas jeans ou em tecidos menos formais, compondo um visual casual, mas com toques de elegância por conta da presença do Loafer.