História do Sapato Oxford

História do Sapato Oxford

0 Comments

sapato Oxford masculino é um dos modelos mais tradicionais usados pelos homens. Acreditasse que o calçado começou a ser utilizado no século dezoito, na Universidade de Oxford.  

Uma das teorias mais fortes para seu aparecimento, é que o sapato seja uma variação da meia bota chamada Oxonian Shoe, que tinha cadarços na lateral e era confortável para andar no campus.

Passando o tempo, o cano ficou ainda mais baixo, expondo os tornozelos e o cadarço foi para frente do pé, se tornando o sapato Oxford.

Vale questionar se toda a história sobre a universidade é verdadeira. Mas é totalmente relevante, já que o sapato foi associado aos jovens da época e que buscavam mais conforto.

Atualmente o sapato Oxford Masculino é associado à elegância e formalidade, e já não é mais usado em universidades.

No século passado o modelo começou a ser usado por mulheres também. Há estilos masculinos e outros femininos.

Nas décadas de 40 e 50 os modelos se popularizaram e são referências até os dias de hoje, com os “saddle shoes”, que se popularizaram ao serem influenciados pelo rock’n roll da época.

Mas para quem acha que sapato masculino é tudo igual, aqui vão algumas dicas para caracterizar o sapato Oxford:

Os cadarços passam por abas fechadas (amarração fechada), que são parte do tecido da lateral;

Tem o bico mais afinado e uma costura separando a ponta do sapato;

Matérias como Camurça ou Lona dão um visual mais informal, já o couro é mais formal.

A Sandro Moscoloni, loja de calçado masculino, selecionou abaixo os principais modelos e ocasiões usar sem medo do Sapato Oxford Masculino! 

Considerado perfeito para ocasiões mais formais, não se engane, o esporte fino também é uma ótima combinação com alguns modelos.

O sapato clássico tem um visual formal, normalmente em couro preto e acabamento em verniz. Combina perfeitamente com um terno ou smoking para reuniões e eventos, como casamento ou festas de gala.

Uma dica da Sandro Moscoloni é o Sapato Oxford Masculino Sandro Moscoloni Joshua Preto.  Ele é feito de couro legítimo, o seu design moderno valoriza o conforto. Ele combina perfeitamente com produções mais clássicas, mas também compõe bem com esporte fino, o sapato permite um look com o uso de calça jeans ou terno.

Outra boa opção é o sapato Oxford masculino na cor marrom. A cor deixa o modelo mais flexível e o torna um bom companheiro para ocasiões que permitem looks mais informais. Uma dica perfeita é o Sapato Social Vintary Sandro Moscoloni, além de elegante e confortável, o modelo combina com esporte fino e ternos de tecidos mais leves, como o linho.

Alguns modelos são flexíveis, começando pelo estilo de sapato mais informal. O sapato Oxford Sandro Moscoloni Derek, feito em couro legítimo, tem solado de borracha. Ele se aproxima do Cap Toe Oxford e combina com homens modernos e refinados, que querem investir num estilo esporte fino.


sapato social masculino Oxford Sandro Moscoloni Robert Marrom é um dos modelos mais versáteis, combina com jeans e também com terno. O calçado é feito de couro legítimo. Associa-se ao modelo Wingtip Oxford. É sinônimo de charme e durabilidade.

Já o One-Piece Oxford, é um bom modelo de sapato Oxford masculino, para usar jeans com blazer. Um modelo Sandro Moscoloni Ogden Marrom confeccionado em couro legítimo e solado de borracha. É moderno e charmoso, além de proporcionar muito conforto aos seus pés.

O modelo Plain Toe Oxford tem a frente lisa, sem nenhum detalhe.  É associado ao visual elegante e discreto. Ideal para eventos formais. Uma boa dica da Sandro Moscoloni é o Sapato Social Masculino Oxford Sandro Moscoloni Louis Marrom. Esse modelo é cheio de estilo e personalidade, ideal para homens que não querem passar despercebidos. É extremamente confortável, confeccionado em couro Floater. Ideal para looks mais formais.

Ficou com alguma dúvida sobre como combinar os seus acessórios com os seus looks? Participe da coluna Com que roupa eu vou, Sandro? Nós te ajudaremos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *