Entenda como funciona a técnica das cores para harmonizar seus looks

0 Comments

Escolher cores harmoniosas para o look muitas vezes pode ser difícil para muitos homens, concordam? Para quem tem dificuldades, o círculo cromático de 12 cores e a técnica das cores poderão ajudar e muito. Já ouviu falar?

Com esse conhecimento e a ajuda das tabelas dará para escolher os tons que mais combinam para montar composições para todos os estilos e servir de guia nas suas próximas compras de roupas e calçados masculinos. Será útil e um aliado para você, com toda a certeza. Primeiro, vamos explicar alguns padrões de cores, como usar os gráficos e você estará pronto para montar seus looks, confira.

Cores análogas

Esse círculo trabalha as cores chamadas análogas, que são as primárias e secundárias do círculo cromático. Então, se escolher uma cor primária para usar na sua t-shirt, é só usar o círculo para saber qual cor secundária da bermuda, calça, acessórios e calçado masculino. Escolha uma peça e faça a aplicação, mas nunca todos de uma vez, ok?

Por exemplo, se você escolheu o azul como cor principal na t-shirt, o verde azulado e o azul violeta serão as cores secundárias para complementar e você pode distribuir esses tons nas outras peças ou se preferir na padronagem das estampas.

Harmonia monocromática

A harmonia monocromática é uma espécie de curinga que utiliza os diferentes tons de uma cor para harmonizar o look, pode servir muito bem para quem quer parecer mais alto ou mais magro, mas o resultado dependerá da cor escolhida, é claro.

Cores complementares

O círculo cromático segue uma ordem lógica de tons, ao escolher uma cor no círculo, a cor oposta será a complementar, ou seja, se você escolher a cor amarela a cor complementar será o violeta. Utilizar as cores complementares nas roupas geralmente é uma aposta certeira e o resultado pode ser um look interessante ou inusitado.

Tríade

A tríade é um triângulo equilátero dentro do círculo cromático, para definir as cores pela tríade marque um ponto em uma cor. O próximo ponto marcado será quatro cores a frente da primeira marca. O último, quatro cores a frente também, você pode ligar os pontos e desenhar um triângulo no círculo. Essa é uma técnica muito boa para criar um mix alegre, agradável e sem exageros.

Meio complementares

O meio complementar é um pouco mais complicado por utilizar o desenho de um triângulo isóscele para a escolha das cores.

Quando escolher uma cor marque um ponto nela, duas cores a frente marque mais um ponto, a última ponta do triângulo estará do outro lado do círculo cromático entre as duas primeiras cores. Para exemplificar melhor, se você escolheu a cor verde, as outras cores serão vermelho alaranjado e vermelho violeta, uma cor primária e duas secundárias.

Retângulo

O desenho do retângulo é bem simples, se você escolher a cor laranja, as outras cores serão amarelo, azul e violeta. O retângulo pode equilibrar as cores quentes e frias, é recomendado para looks sofisticados e com peças detalhadas.

Quadrado

O quadrado é bem simples também, se escolheu a cor azul violeta, as outras cores serão verde, laranja amarelado e vermelho, assim como o exemplo do retângulo, o quadrado pode equilibrar as cores quentes e frias, é igualmente recomendado para looks sofisticados. Cada gráfico poderá te ajudar em looks específicos, indicamos testar cada um e ver qual você prefere, faça testes em casa com suas roupas e sapatos. Na dúvida, indicamos levar as tabelas em seu celular para servir de guia nas suas próximas compras ou montar looks.

Parece complicado, mas é só seguir os padrões e com o tempo, você estará familiarizado e saberá usar perfeitamente. Agora que você já tem uma noção em como escolher as roupas para o seu look com as técnicas das cores, as possibilidades e combinações serão maiores e aquela dúvida na hora de escolher os tons de suas roupas e sapatos desaparecerá.

Não entendeu ou possui dúvidas em como fazer combinações, acertar um estilo ou está sem ideias? Participe da coluna Com que roupa eu vou Sandro? Nós te ajudaremos! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *