Engraxate: cuidado de quem ama sapatos masculinos

0 Comments

Normalmente, eles ficam nas calçadas das grandes avenidas. São eles os engraxates. Nunca se entregou aos cuidados desses profissionais da beleza dos sapatos masculinos? Pois então.

Há paixão na profissão, há paixão em quem ainda hoje engraxa os sapatos com engraxates. Porque, claro, sapatos masculinos não são qualquer coisa, são partes indispensáveis da imagem de um homem e dizem muito sobre quem é esse homem.

Em nossos tempos, ganhar a vida lustrando sapatos masculinos pode ser um tanto quanto inusitado, mas ainda há mercado. E normalmente esse mercado é composto por clientes de alto escalão de empresas, indústrias ou instâncias estatais como diretores de empresas, juízes e advogados.

Ainda que o engraxate seja quase como o professor de datilografia ou alfaiate, simbolicamente ainda representa um cuidado com a aparência no sentido de que um bom visual possui poder, ele coloca o homem em determinada posição social.

Quando cruzar com um engraxate por aí, experimente deixar-se aos seus cuidados dele. Se isso for impossível, mas, ainda assim, você amar seus sapatos masculinos a ponto de acreditar que eles devem estar sempre muito bem lustrados, vale conferir as dicas abaixo.

Para cuidar de seus mocassins ou sapatos de amarrar como um verdadeiro engraxate, você vai precisar de:

Graxa em pasta

Pano qualquer para remoção de graxa antiga

Gel de limpeza

Escova pequena para espalhar graxa ou estopa

Escova de cerdas macias

Flanela para finalização

Mãos à obra!

Para não sujar a superfície na qual vai engraxar seus sapatos masculinos, forre-a com folhas de jornal. O primeiro passo é remover a graxa antiga. Para isso, aplique um gel de limpeza. Em seguida, faça a remoção com um pano limpo.

Caso não ache o gel de limpeza para comprar, use um pano umedecido com pouco detergente. Depois de remover a graxa antiga, aplique a graxa em pasta com uma escova pequenina. Pode ser, por exemplo, uma escova de dente que pretende jogar fora.

Já para escovar, é melhor que a escova seja própria para sapatos. Isso porque as cerdas são mais apropriadas para dar deixar os sapatos masculinos com aquele brilho irresistível. O arremate ficará por conta da flanela limpa, que vai ajudar a fixar o brilho.

Uma dica bem importante é limpar os sapatos depois de usá-los e antes de guardá-los. Se puder, deixe-os ao ar livre para ventilar por um ou dois dias.

Para tirar os odores, misture meio litro de água com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um desses borrifadores, fáceis de comprar em perfumarias.

Depois, basta borrifar a mistura em um pano limpo e passar por dentro e por fora do sapato. Se os odores estiverem muito fortes, vale colocar o próprio pó de bicarbonato de sódio dentro do sapato e deixá-lo ao ar livre.

Com essas práticas, seus sapatos vão ficar lindos por mais tempo. Se você não pode ter o seu engraxate particular, seja você mesmo o mais atento cuidador de seus sapatos. Sim, porque eles representam quem você é.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *