Como evitar mau odor nos pés e cuidar dos sapatos masculinos

Como evitar mau odor nos pés e cuidar dos sapatos masculinos?

0 Comments

Quem nunca sofreu ou conhece alguém que sofre com chulé? Problema bastante comum, e que afeta muitas de pessoas, será que é causado por falta de higiene? Descubra como evitar o mau odor nos pés e, logo, o jeito certo de cuidar dos seus sapatos masculinos.

Você tem certeza de que lava muito bem seus pés todos os dias, mas ainda assim o chulé persiste? E agora? Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que o mau odor não tem necessariamente a ver com falta de higiene. O problema pode estar além…

O que causa o chulé?

Nosso corpo – principalmente nossos pés – sua o tempo todo, praticamente. E detalhe: o suor é composto de 99% de água e 1% de sais minerais que, em si só, não tem cheiro.

Só que suor somado à queratina – que é a camada mais superficial da pele – serve de excelente alimento para fungos e bactérias. Feita a digestão, os micro-organismos soltam gases, chamados de ácido isovalérico e metanotiol. É exatamente a liberação desses gases que causa o chulé.

Mas, então, como evitar o chulé?

Continue lavando muito bem seus pés, esfregando pra valer mesmo, e secando totalmente também. Às vezes, é interessante até fazer isso com o secador de cabelos.

Além disso, atenção para outros cuidados simples e, ao mesmo tempo, imprescindíveis.

·        Alterne modelos de sapatos masculinos

O ideal é ter outros pares para variar no uso. Até porque todos os calçados precisam de um tempo para “respirar”, uma vez que ambientes quentes e úmidos favorecem a proliferação de micro-organismos. Depois de usar uma bota o dia inteiro, por exemplo, deixe-a em algum local que tenha circulação de ar. Em casa, prefira os chinelos porque seus pés também precisam “respirar” livremente. No dia seguinte, escolha outros sapatos masculinos.

·        Meias limpas e cheirosas

Troque as meias todos os dias. Chegou em casa, tire-as e coloque-as para lavar! Evite o uso de calçados sem meias, porque o suor acaba impregnando ainda mais nos sapatos.

·        Use talcos e antissépticos

O uso de produtos específicos como talcos e antissépticos ajudam a evitar o chulé.

·        Atenção aos utensílios da pedicure

Se você costuma fazer as unhas em pedicure, tenha a certeza de que os utensílios da profissional são descartáveis ou esterilizados. Isso porque dividir palitos, lixas ou não esterilizar materiais de metal pode passar micro organismos de uma pessoa para outra.

·        Chinelos de borracha são essenciais

Use sempre chinelos de borracha em clubes e praias para evitar o contato com fungos e bactérias.

·        Cuidado com a micose

Se você estiver com escamação e coceira nos pés, pode ser que esteja com micose, também conhecida como frieira ou “pé de atleta”. Micose é causada por fungos e pode piorar o mau cheiro nos pés. O ideal é que você faça um tratamento o quanto antes. Como micose é assunto um pouco mais complexo, esclarecemos outros pontos à diante.

Micose só aparece entre os dedos?

Não. Micose pode aparecer entre os dedos, nas unhas, na planta do pé ou até mesmo como calcanhar “grosso”.

Tratamento de micose é demorado?

Sim. O tempo para se livrar de uma micose pode variar de oito meses a um ano. O tratamento é feito por meio de remédios orais ou tópicos. Ou seja, passados no local da micose. Vale lembrar que medicações só devem ser usadas com recomendação e prescrição médica.

Arrancar a unha inteira resolve a micose?

Não. Ainda que a unha seja arrancada inteiramente, a micose ainda pode persistir. O fungo se encontra no pé e, depois de algum tempo, pode encontrar a unha. O certo mesmo é procurar ajuda médica para solucionar definitivamente o problema.

A partir desses pequenos, mas tão importantes cuidados, você evita ou se livra do mau odor nos pés e em todos os sapatos masculinos.

Tem mais dúvidas?

Deixe sua pergunta nos comentários que a gente te ajuda!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *