Estilo é mais do que a arte de combinar roupas, é uma forma de expressar crenças, valores e sentimentos. Se você está cansado da forma como se veste e quer aproveitar o ano novo para mudar tudo isso, reunimos dicas que o ajudarão a chegar à imagem que deseja – e ainda ter um guarda-roupa inteligente, sem ter que abrir mão da elegância e da praticidade. Em resumo, falaremos sobre a mágica combinação entre estilo e essência.

Defina qual imagem você deseja passar

Uma pessoa que marca presença por seu estilo é consciente de suas próprias qualidades – e tem muito claro o alvo que deseja acertar. Por exemplo, se você deseja passar mais credibilidade através de seus looks, vestirá cores mais sóbrias, como preto, chumbo, azul marinho; e usará estampas clássicas como xadrez príncipe de Gales.

No dia a dia, o estilo esporte fino é um dos que mais passa confiança, e pode, sim, ser muito arrojado. Um bom sapato, por exemplo, tira qualquer impressão de sisudez. Deseja o efeito contrário? Então camisetas de tecidos nobres e naturais, totalmente lisas e de cores neutras, são capazes de compor looks maravilhosos, bem mais leves, mas sem deixar de passar uma boa impressão. Neste caso, a cor infalível é o azul marinho.

Eleja uma inspiração

As celebridades estão aí para isso, não é mesmo? Procure alguém em quem possa se inspirar, alguém que já testou composições, tanto em eventos formais quanto no dia a dia. O estilo casual sofisticado do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, por exemplo, ainda é muito copiado. No rocker, temos os atores Bruno Gagliasso e Justin Theroux – estilosíssimos! Já no básico despojado, Cauã Reymond é uma indicação. Redes sociais como Instagram e Pinterest são ótimas aliadas nessas buscas de referências. E não precisa ser alguém da televisão também, pode ser alguém com quem você convive.

Aposte em peças atemporais e de qualidade

Com essas duas principais informações “em mãos”, é hora de formar um guarda-roupa verdadeiramente funcional. Isso pode significar certo investimento, no começo, mas você não precisa comprar tudo de uma vez, vai aos poucos. E quais seriam essas peças atemporais?

  • Camisetas lisas, em cores neutras: preto, branco, os vários tons de cinza, verde musgo e azul marinho.
  • Blazer preto (bem cortado).
  • Jeans básico, encorpado (azul claro e azul índigo).
  • Camisas sociais: branco, preto e azul marinho.
  • Cinto de couro básico de qualidade: marrom e preto.
  • Sapato social, sapato casual e uma bota (coturno, se quiser adotar o estilo rocker).
  • Jaqueta de couro (modelo perfecto).

Acredite no poder dos acessórios

Como os acessórios fazem diferença, viu? No mínimo, um bom relógio. Este é um dos mais certeiros investimentos em seu novo estilo. Depois, aposte nos colares, nas pulseiras e nos anéis, caso se sinta à vontade. Reforçando: não precisa comprar tudo de uma vez. Vá aos poucos, sem pressa, até para encontrar por aí modelos que tenham a ver com você e sejam duráveis.

Estilo é postura

Essa é a dica de ouro! O nosso exterior exala o que há dentro de nós. Fim de ano é uma excelente oportunidade de colocar no papel os sonhos e os projetos que deseja realizar e, para que isso aconteça, estabeleça também os valores e as posturas que você deve adotar. Isso envolve desde uma rotina bem planejada a detalhados planejamentos financeiros. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial: 5 dicas para conquistar seus sonhos em 2022.

É isso! E nos quesitos sapato masculino e acessórios masculinos, conte com a Sandro Moscoloni. Porque nossa especialidade é o homem moderno.